Equipa de investigação
Paulo Nicola
Milene Fernandes
Diana Souto
Osvaldo Santos
Ana Cristina Freitas
Contexto
A definição de Epidemiologia – como o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou acontecimentos relacionados com a saúde em populações específicas e a aplicação deste estudo ao controlo dos problemas de saúde tem sido consensual.
Contudo, a caracterização actual da prática epidemiológica não é fácil porque, tal como a própria abordagem dos problemas de saúde se tornou mais abrangente, também a Epidemiologia tem evoluído, reunindo práticas e profissionais das áreas de saúde e outras disciplinas (como matemática, biologia e ciências sociais). Como resultado, é necessário actualizar orientações para uma prática correcta e uma formação adequada, começando pela própria Identificação das Competências em Epidemiologia.
A definição adoptada neste estudo tem em conta a perspectiva de competências como acções, assumindo-se que competências são conjuntos de conhecimentos, aptidões (skills) e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permitem-lhe atingir com sucesso os resultados que deseja. (Ceitil, 2007)
Objectivos
- Identificar um conjunto de competências-chave em Epidemiologia;
- Associar as competências-chave a diferentes níveis de prática e formação;
- Fazer um levantamento das competências praticadas pelos epidemiologistas portugueses e o contexto (académico e/ou profissional) em que foram adquiridas e eventuais necessidades de formação.
Métodos
Para a elaboração de uma primeira lista de competências, foi feita uma revisão de portfolios internacionais que resultou numa lista de 87 competências agrupadas em 8 domínios. Após avaliação de vários peritos em epidemiologia e um perito em ciências da educação, as competências-chave identificadas são:
- Epidemiologia como Ciência de Saúde;
- Recolha e avaliação de informação científica em Epidemiologia;
- Desenho de um estudo epidemiológico;
- Condução de um estudo epidemiológico;
- Análise de dados;
- Interpretação de resultados;
- Comunicação de Resultados;
- Trabalho em equipa.
A par da construção da lista de competências, foi construído um questionário complementar que permitiu colher informação sobre:
- Caracterização sócio-demográfica,
- Formação académica,
- Formação e experiência em Epidemiologia.
APRESENTAÇÃO A UM PAINEL DE PERITOS
A lista de competências e o questionário complementar foram submetidos a um painel de 19 peritos representando os meios académicos e instituições com responsabilidade em estudos e análise epidemiológica. Os peritos foram convidados a rever a lista de competências através de um questionário anónimo online.
ANÁLISE DAS RESPOSTAS E REESTRUTURAÇÃO DO FORMULÁRIO
O conteúdo das sugestões do painel de peritos foi analisado, com consequente reestruturação do formulário, permitindo obter uma lista completa e coerente de competências chave em Epidemiologia.
Este Projecto é financiado por: